segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Perda de Tempo - Parte 3

Faz um tempo que eu não pareço por aqui, e na verdade, aconteceram algumas coisas na minha vida que me pediram para dar um tempo do blog. 
Mas, agora estou de volta, e comigo voltam as traduções dos artigos da Leslie!!

It has been a while since I came here, and actually, I took a break from the blog. 
But, I am back now, and I am bringing back the articles by Leslie. 










PERDA DE TEMPO – PARTE 3
PREGUIÇA

“Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão.”
Provérbios 20:13

“Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.” Provérbios 26:14

“Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?” Provérbios 6:9

Quando eu tinha 17 anos, Deus me desafiou a moldar a minha vida ao Seu redor. Não somente colocá-Lo na minha vida quando era conveniente, mas centralizar a minha existência, cada momento da minha vida cultivando intimidade com o meu verdadeiro Rei, Jesus Cristo. Ele estava chamando a atenção da minha alma para horas de oração, longas e interruptas horas na Sua presença, e para dar a Ele as melhores horas do meu dia – todos os dias.
Isso não me parecia um pedido muito prático.
Na verdade, eu não acreditava que poderia ser possível viver dessa forma. Afinal, como eu poderia passar horas em oração todos os dias enquanto eu estava no meio do ensino médio? Como eu poderia passar longas horas cultivando intimidade com Jesus Cristo quando eu tinha tantos prazos, trabalhos e compromissos? Eu tinha um emprego. Eu tinha lição de casa. Minha família e amigos tinham expectativas em mim.
Eu havia lido um versículo na Bíblia sobre “orar sem cessar”, mas eu pensei que esse verso era uma forma poética, ao invés de um mandamento verdadeiro do Rei dos reis. Então eu os classificava como extremos e desnecessários.
Até onde eu sabia, eu estava vivendo uma vida cristã normal e saudável, tomando as melhores decisões para a minha vida. Eu sinceramente desejava que Jesus Cristo tivesse o primeiro lugar na minha vida, mas por alguma razão, a minha vida sempre pareceu muito ocupada e corrida para eu realmente moldar o meu dia ao redor dEle. A idéia de passar horas em oração parecia completamente irreal. Além disso, eu não conhecia nenhum outro cristão que estivesse vivendo dessa forma.
Mesmo assim, o Seu suave pedido continuou a chamar a atenção da minha alma. Molde a sua vida ao Meu redor. “Molde a sua vida ao Meu redor.”
Mas como?
Elisabeth Elliot escreveu, “Deus nunca dá instruções que Ele não está nos preparando para seguir.” Então, em uma manhã eu me ajoelhei ao lado da minha cama e pedi para que Ele me mostrasse especificamente o que estava no meu caminho para ter essa vida completamente consagrada que Ele estava me chamando para viver. E de repente Ele abriu os meus olhos. Tinha um feio e enorme mostro parado no meu caminho e me escondendo diariamente de viver completamente para o meu Rei.

Preguiça.
Ele era mais evidenciado no meu sono. A minha carne preferia ficar acordada até tarde assistindo filmes, passando tempo com os meus amigos ou fazendo os meus passatempos preferidos. E eu me entregava a isso noite após noite. Como resultado, eu dormia até o mais tarde possível na manhã seguinte, e então saia correndo da cama, me arrumava desesperada – gastando 5 ou 10 minutos distraidamente em oração e estudo da Bíblia antes de sair correndo pela porta. Nos finais de semana, eu dormia até mais tarde ainda só porque eu podia, e não começava o meu dia até perto da hora do almoço. E qualquer horário que sobrava eu gastava com compras, idas ao supermercado e atividades sociais.
 Eu estava reclamando que a minha vida era muito cheia para dedicar horas orando e buscando a Deus. Mas na verdade, eu era simplesmente muito preguiçosa para fazer disso a minha prioridade numero 1. O sono sempre foi uma coisa que eu pensava que estava fora do meu alcance – que era o meu direito ir dormir e acordar quando eu sentia vontade, e que era completamente razoável gastar oito ou nove horas de sono todas as noites, e várias horas extras nos finais de semana.
Mas agora o Espírito de Deus estava brilhando o Seu holofote na minha alma, convencendo-me dessa preguiça feia, e me pedindo para conduzi-la pela porta e chutá-la da minha vida. O sono, Ele me ensinou, não era para controlar a minha vida. Era para se tornar uma ferramenta para servir os Seus propósitos e não aos caprichos da minha própria carne.
O apóstolo Paulo disse, “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9:27)

Isso era
exatamente o que
Deus estava me pedindo
para fazer.

Isso era exatamente o que Deus estava me pedindo para fazer – disciplinar o meu corpo, deixar que Ele tivesse controle do meu sono e expulsar a preguiça da minha vida.
A próxima etapa foi como viver em um campo de treinamento. O sono estava completamente substituído pela graça de Deus. Eu aprendi a ter um horário regular para dormir, a cortar as minhas atividades de lazer e a dizer não para muitas atividades sociais para manter essa disciplina. Eu treinei o meu corpo para conscientemente acordar cedo, e para levantar da cama rapidamente sem pressionar o botão soneca. Eu aprendi como usar o meu “tempo extra” nos finais de semana para não ficar enrolando na cama, mas para servir outros, para passar tempo em oração e estudo da Bíblia, e para desenvolver relacionamentos profundos com os membros da minha família.
Não foi fácil. Não foi confortável. Não aconteceu sem grandes protestos da minha carne. Mas uma vez que eu atingi a vitória nessa área, a minha vida mudou para sempre. Conquistar a minha preguiça me permitiu desenvolver um nível de intimidade com o meu Rei que eu nunca pensei que fosse possível.

QUEBRANDO O CICLO DA PREGUIÇA

A palavra “disciplina” tem virado um tabu no mundo cristão de hoje. Ela se refere a imagens de legalismo e listas de regras. Ainda assim, disciplina divina não é nada disso. É um ato de adoração – é a crucificação da nossa egoísta e carnal programação a fim de render-se a pura e perfeita programação de Cristo. Disciplina não trás miséria e restrição a sua vida. Ao invés disso, trás uma liberdade gloriosa. Quando a nossa carne esta sujeita ao Espírito de Deus, nós somos livres para viver como Ele tem nos chamado para viver. Nós somos capazes de dar o nosso tempo, a nossa energia e as nossas vidas completamente para as coisas do Reino de Deus. Disciplina é um presente maravilhoso e uma valiosa ferramenta para nos conduzir à presença do Rei dos reis.
Em seu livro “Discipline; the Glad Surrender” (Disciplina, a contente entrega), Elisabeth Elliot escreveu, “Disciplina, para os cristãos, começa com o corpo. Nós temos somente um. É esse corpo que é o material primário dado para nós para sacrifício. Nós não podemos dar os nossos corações a Deus e manter o nosso corpo para nós mesmos.”
E nessa mesma idéia, nós não podemos dar o nosso coração para Deus e manter o nosso sono para nós mesmos. Se nós tentarmos fazer isso, nós vamos ver que a nossa vida cristã é feita de “boas intenções” ao invés de uma vida vivida na presença do nosso Rei. Pessoalmente, eu não quero olhar para trás e ver inúmeras manhãs onde eu apertei o botão soneca quando eu poderia estar na sala do trono do Deus Altíssimo. Que penoso arrependimento.
Se você sente a gentil convicção do Espírito de Deus que o seu sono precisa mudar, aqui estão alguns princípios espirituais para se ponderar:

  1. Levante cedo para orar

A Palavra de Deus coloca um alto valor em levantar cedo, mesmo antes do amanhecer, e dar os primeiros frutos do seu dia para Deus em oração, adoração e buscando a Sua presença:

“Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti...”
 (Salmos 63:1)

“Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.”
(Salmos 57:8)

“(a mulher virtuosa) Levanta-se, mesmo a noite...”
(Provérbios 31:15)

Jesus nos mostrou um exemplo claro sobre levantar cedo pra buscar a face do Pai: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” (Marcos 1:35).
Existe algo tão revigorante em levantar cedo para buscar a Deus em oração. Embora a oração seja poderosa não importa quando fazemos, existe alguma coisa muito mais poderosa na oração ao amanhecer. É uma forma de crucificar a carne desde o começo do dia; de silenciar a nossa carne egoísta, preguiçosa e controladora e render-se ao Espírito de Deus. É uma oportunidade de declarar com as nossas vidas, não somente com os nossos lábios, que Jesus realmente é a nossa prioridade. Isso dá ao Espírito de Deus, ao invés do capricho da nossa carne, a primeira palavra.
John Bunyan disse, “Aquele que corre para Deus de manhã vai encontrar-Lo ao resto do dia.” Eu descobri que isso é completamente verdade na minha própria vida. Quando eu me permito dormir mais e não ter o meu tempo na presença de Deus, o dia todo parece “fora do ar”. Mas quando eu disciplino a minha carne e não negocio com ela sobre fazer a minha oração de manhã, eu ando na doce presença do meu Rei o resto do dia. Jesus disse “Buscai primeiro o reino de Deus,” e quando eu aplico esse mandamento na minha vida de oração buscando Ele no meu primeiro ato do dia, todas as outras áreas da minha vida se mantém alinhadas.

“AQUELE QUE CORRE
PARA DEUS
DE MANHÃ VAI
ENCONTRÁ-LO
AO RESTO DO DIA”
JOHN BUNYAN

Se a sua carne reluta a idéia de acordar cedo para orar, aqui estão algumas sugestões práticas:

·         Memorize um simples verso para recitar no momento que o seu despertador toca. Eu amo sussurrar o Salmo 118:24 no primeiro momento da manhã: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.”. Meditar na verdade muda o foco para o meu Rei e me ajuda a me alegrar ao invés de reclamar ou me focar na rebeldia da minha carne que me implora para puxar as cobertas de volta.

·         Recrutar uma amiga que está disposta a levantar cedo junto com você. Mesmo que vocês não se encontrem fisicamente para orar, um simples e rápido telefonema para dizer “eu estou acordada, e eu estou começando o meu tempo de oração agora” pode fazer maravilhas em silenciar o tentação de apertar o botão soneca.

·         Gradualmente treinar o seu corpo a levantar cedo. Se você nunca jejuou na sua vida e de repente você tenta jejuar 40 dias, você está se colocando no fracasso. Da mesma forma, se você esta acostumado a levantar às 9 da manhã e você tenta mudar de repente para as 5 da manhã, é provável que você vai desistir depois de um dia ou dois. Ao invés disso, tente colocar o seu alarme 20 minutos mais cedo nos primeiros dias. Depois ajuste para mais 20 minutos e trabalhe nessa nova disciplina por mais alguns dias. Continue nesse padrão até você alcançar o horário que você acredita que Deus está te pedindo para levantar. Deixe que o seu corpo se ajuste a mudança por algumas semanas, ao invés de fazer além do que você pode em um dia.

  1. Silencie a voz da carne.

Paulo escreveu 3 simples mas poderosas palavras que expressam a essência da vida de Cristo: “cada dia morro” (1 Coríntios 15:31) Jesus disse, “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sai cruz e siga-me.” (Lucas 9:23). Se nós falharmos em aplicar esses princípios nas áreas práticas das nossas vidas, como o sono, nós falhamos em obedecer a Deus. Re-treinar o nosso sono significa silenciar a voz da nossa carne egoísta diariamente. Significa literalmente ignorar o que o nosso corpo esta pedindo (a luxuria de dormir quando nos queremos) e acordar para o que o Espírito de Deus esta sussurrando para a nossa alma (o privilegio de morrer para a carne e gastar um tempo maior na Sua presença.)
Eu recentemente tive uma conversa com uma jovem chamada Rachel que estava focada intensamente em silenciar a sua carne para fazer do tempo na presença de Deus a sua maior prioridade.
“Buscar a Deus de manhã cedo é como encontrar um tesouro”, ela disse. “Você tem que estar disposto a olhar onde ninguém mais quer olhar para encontrar isso. Eu descobri que tudo depende do desejo de passar tempo com Cristo – vendo isso como um privilégio e não somente como algo que eu tenho obrigação de fazer. Quando isso se torna uma alegria e não somente uma tarefa, eu fico ansiosa para levantar e dar para Ele os primeiros frutos do meu dia. Mas se eu vejo isso como uma obrigação, é mais fácil deixar de lado até mais tarde.”

....SE EU VEJO ISSO
COMO UMA OBRIGAÇÃO,
É MAIS FÁCIL
DEIXAR DE LADO
ATÉ MAIS TARDE.

Rachel me disse que a parte mais importante da sua disciplina de oração é a decisão que ela faz todas as noites antes de ir para a cama. “Eu tenho que pré decidir que passar tempo com Cristo vale a pena o esforço de sair da cama, não importa como eu possa me sentir quando o meu despertador toca. Se eu tomei a decisão antes de levantar não importa o que aconteça, eu não dou nenhuma oportunidade para a minha carne tentar me convencer do contrário.”

            O QUE FAZ A VIDA FUNCIONAR

Por duas diferentes ocasiões, os discípulos pescaram a noite toda e não pegaram nada. Mas quando Jesus veio e ficou no meio deles, eles apenas tiveram que jogar as suas redes uma vez e eles pescaram uma abundância de peixes que eles nem tinham espaço nos seus barcos para conter tudo aquilo. (Veja Lucas 5:4 e João 21: 3-6).
Quando a oração esta faltando na nossa vida e nos somos controlados pelo sono e pela preguiça, nos gastamos inúmeras horas e energia tentando fazer as nossas vidas funcionarem, constantemente falhando e batendo a nossa cabeça contra a parede em frustração. Mas como diz em Salmos 1, quando nós meditamos no Senhor de dia e de noite, nós nos tornamos como uma árvore que dá muitos frutos – e tudo o que nos fazemos funciona. O nosso tempo é multiplicado. A nossa eficácia é multiplicada. A nossa energia é multiplicada. A vida se torna frutífera ao invés de frustrante.

....QUANDO NÓS
MEDITAMOS NO
SENHOR DE DIA
E DE NOITE,
NÓS NOS TORNAMOS
COMO UMA ÁRVORE
COM MUITOS FRUTOS.....

Disciplina não é algo que pode ser adquirida em uma noite. Ela requer treinamento, dedicação e constância. Ela requer uma infusão da graça de Deus. E requer fé para acreditar que a mudança é possível – “pelo poder que trabalha em nós”. Quando nós estamos dispostos a correr a corrida com paciência, a recompensa é maravilhosa. Uma vida construída ao redor do nosso Príncipe é a vida mais satisfatória que nós podemos imaginar.
E não existe outra forma de encontrar essa vida, mas morrendo – para viver completamente.

Traduzido com autorização do time Set Apart Girl
Translated with permission from the Set Apart Girl team.

God Bless!
Vanessa.  

Nenhum comentário: